Últimas Notícias
latest

Entenda proposta da UFPB de aplicar bônus na nota do Enem para estimular acesso ao ensino superior




A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) propõe a aplicação de bônus regional nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estimular a entrada de estudantes de escolas públicas e privadas locais ao ensino superior no estado. Uma reunião sobre o assunto ocorreu na semana passada.

Nesta terça-feira (13), o reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, foi o entrevistado do Correio Debate da Rede Correio Sat para detalhar o tema. O objetivo da medida em pauta é reduzir as desigualdades regionais e democratizar as universidades públicas.

Na reunião da semana passada, o reitor apresentou uma proposta de minuta, ressaltando que não é o documento final, e que ainda precisa de discussão e estudos prévios para a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “Esse é o documento a partir do qual buscaremos definir a demanda. Qualquer decisão será pautada em estudos concretos, mostrando suas necessidades e circunstâncias reais”, explicou.

O texto dispõe sobre critérios para a bonificação de inclusão regional a fim de incentivar o acesso a cursos de graduação e o ingresso na UFPB via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de estudantes que residem e tenham estudado em escolas regulares e presenciais, no estado da Paraíba.

Ele ressaltou que outros Estados do Nordeste já aplicam a bonificação regional, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Nós não podemos ficar de fora desse momento, penalizando nossos estudantes”, finalizou.


Portal Correio
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID