Últimas Notícias
latest

Emocionado, bayeuxense hospitalizado no HU chora ao receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19




A imunização contra o coronavírus tem proporcionado sensação de maior tranquilidade principalmente para idosos e pessoas com comorbidade. Visando alcançar esse público, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) viabilizou a vacinação da covid-19 para pacientes que estão internados na unidade de saúde.


Os primeiros contemplados foram os internos na Unidade de Clínica Médica, que receberam a primeira e segunda doses (para aqueles que já haviam sido vacinados fora do hospital). Pessoas de João Pessoa e Bayeux foram contemplados e, conforme haja demanda, a vacinação será novamente viabilizada. Até o momento, seis usuários, incluindo os da Unidade de Cirurgia Geral, receberam a segunda dose e seis garantiram a primeira dose.

Um deles foi Marcílio dos Santos Ferreira, que reside em Bayeux, e está internado há quase um ano no HU. O paciente foi diagnostica com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e ainda não há previsão de alta hospitalar. Segundo relatos da equipe de saúde, Marcílio ficou muito emocionado e chegou a chorar após tomar a primeira dose, em maio.

De acordo com a assistente social Dandara Correia, a iniciativa partiu da equipe de Serviço Social, incluindo residentes, que atua na Clínica Médica do HULW. “Durante o atendimento, particularmente ao público idoso, foram identificados usuários que, por razão do internamento, não teriam como se dirigir aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. Frente a essa situação, as profissionais decidiram mapear toda a demanda de vacinação, incluindo também o público que ainda não tinha tomado a primeira dose, para possibilitar a todos o direito à vacina, ainda durante a internação”, explicou.

No mapeamento, foram identificadas, além dos idosos, pessoas adultas com comorbidade que foram incluídas no rol para vacinação. Os dados foram enviados para o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do município de João Pessoa, que enviou profissionais para aplicar o imunizante.

Depois dos moradores da capital, foi a vez de incluir os residentes em Bayeux por meio de parceria com a secretaria de saúde do município. “Saber da possibilidade de se vacinar deixou os usuários e familiares cheios de entusiasmo. Esperaram ansiosos. No dia ficaram bastante contentes e registraram em foto para compartilhar com familiares e amigos”, disse Dandara.

Internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley há mais de três anos devido a uma osteomielite, Rosângela Bezerra de Oliveira, de 57 anos, disse que a sensação de ter tomado a primeira dose da vacina contra a covid foi de esperança. “A segunda dose vai ser decisiva para que eu tenha confiança de não ser reinfectada pelo coronavírus. Não quero passar pelo que passei”, confessa a funcionária pública aposentada que chegou a ser intubada, no ano passado, e ficou três meses na UTI por conta de sérias complicações causadas pela covid-19.

“O empenho e dedicação das assistentes sociais registrados nessa iniciativa se deve ao fato da atuação da categoria ser guiada pelo compromisso cotidiano com a garantia do direito à saúde. Em tempo de pandemia, a vacinação é um direito e dever do Estado e possibilitar o seu acesso significa garantir as condições para a população se proteger de infecções graves causadas pelo vírus”, destacou a coordenadora do Serviço Social do HULW, Andrea Fábia Freitas.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.


Assessoria
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID