Últimas Notícias
latest

OPINIÃO: O avanço da vacinação na Paraíba e a esperança de recuperação econômica do nosso estado - por Samuel Nascimento



Nos últimos dias, temos visto dados estatísticos que relatam o bom desempenho dos nossos órgãos de saúde no processo de imunização da população contra o corona vírus, dados que projetam a atuação do governo estadual em parceria com os principais municípios paraibanos, sobretudo os da região metropolitana, no combate à pandemia. Acredita-se que só a vacinação da população nos fará retornar à nossa vida cotidiana.

Segundo o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, em 30/04/2021, atingimos a marca de 953.497 vacinas aplicadas, em primeira ou segunda dose, com cerca de 1.255.560 doses distribuídas aos 223 municípios. Isso mostra que estamos enfrentando o nosso inimigo mortal. Não é atoa que já temos um dos cinco melhores desempenhos da federação.

Cidades como João Pessoa, Campina Grande, Bayeux e Santa Rita avançaram os postos de vacinação e a população tem aderido de forma satisfatória ao chamado do governo para tomar a vacina. Registre-se ainda que não temos sido alvos de escândalos absurdos, como roubo de vacinas ou mesmo os famosos “fura-filas”, como tem acontecido em outras regiões.

Isso nos dá a impressão de que as nossas autoridades finalmente entenderam que a Paraíba não pode perder tempo com a “guerra política” que envolve os bastidores da pandemia e precisa apostar na vacinação com o objetivo de proteger nossos cidadãos e também para fins da retomada de nossa atividade econômica, pois somos um Estado pobre e já fomos bastante afetados pela crise que assola o país.

De fato, não temos tempo a perder, haja vista o desemprego de milhares de trabalhadores paraibanos pela falência de muitas empresas e a debilidade de setores de nossa economia, mesmo com toda ajuda ofertada pelo Governo do Estado. Após dois grandes períodos de lockdown, o comércio está se reequilibrando, o setor gastronômico ainda contabiliza as perdas e o nosso turismo se arrasta, pelo baixo movimento. A informalidade é fato notório nos nossos centros urbanos.

Sendo assim, a vacina contra o covid se tornou a nossa maior aliada, tanto para salvar vidas, debelando a crise sanitária, como para viabilizar a nossa recuperação econômica, pois está faltando o pão na mesa de muitas famílias e isso também nos causa sofrimento. Enfim, parece que temos uma luz no fim do túnel.

Saudações a todos os bayeuxenses, 
Samuel dos Santos Nascimento

SAMUEL DOS SANTOS NASCIMENTO

Servidor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba; Bacharel em Direito UEPB; Historiador UFPB; Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública FESMIP.


« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID