Últimas Notícias
latest

Fiocruz: PB e mais 7 estados tendem a ter alta de casos de covid-19



Estados que vinham apresentando redução do número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nas últimas semanas já apresentam tendência de reversão ou aumento. A afirmação consta do último Boletim InfoGripe da Fiocruz e um deles é o da Paraíba, que apresenta tendência de aumento a longo prazo.


A SRAG pode ser causada por vários vírus respiratórios, mas, neste ano, cerca de 99% dos óbitos por SRAG são causados pela Covid-19.

Segundo o documento, 8 das 27 unidades da federação apresentam sinal de crescimento de casos de SRAG. A análise foi feita baseada em números da semana 19, de 9 a 15 de maio.



Estados com sinais de aumento no longo prazo (6 semanas):

Amazonas
Maranhão
Mato Grosso do Sul
Paraíba
Paraná
Tocantins


Estados com sinais de aumento no curto prazo (3 semanas)

Distrito Federal
Rio de Janeiro


Estado com indícios de interrupção de queda:

Bahia
Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso
Pernambuco
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo


Estados com tendência de estabilização:

Minas Gerais
Piauí


Nesses dois últimos, segundo o Infogripe, os indícios não são tão claros quanto nos anteriores. Ainda segundo os pesquisadores, os boletins anteriores apontavam que, mesmo com a redução ou estabilidade, o número de casos permanecia alto.


“Diversos desses estados ainda estão com valores similares ou até mesmo superiores aos picos observados ao longo de 2020. Tais estimativas reforçam a importância da cautela em relação a medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento para redução da transmissão de Covid-19”, diz Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe.

Da Redação com G1
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID