Últimas Notícias
latest

Hospital Metropolitano de Santa Rita realiza primeira captação de órgão do ano e 450 pessoas aguardam por um transplante de córnea no estado



Por conta da pandemia, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em parceria com Central de Transplante e Banco de Olhos da Paraíba, realizou, na manhã desta terça-feira (13), a primeira captação de órgãos do ano. As captações haviam sidos suspensas, sendo retomadas na última sexta-feira (9). Dois pacientes que aguardavam na Fila Única da Central de Transplante serão beneficiados com as córneas captadas de uma paciente de 54 anos.

De acordo com o coordenador de Enfermagem da Organização a Procura de Órgão, Alisson Modesto Araújo, na sexta-feira passada, foi feita a captação de córneas, no sábado (10), mais uma, "hoje ficamos felizes pelo sim da família que possibilitará o transplante e maior qualidade de vida para outros”, comemorou o enfermeiro.

Segundo dados da Central de Transplante da Paraíba, cerca de 420 paraibanos aguardam por um transplante de córnea no estado. “Para atender a essa demanda, mesmo diante do cenário pandêmico, as equipes continuam buscando doações, respeitando todos os protocolos sanitários”, ressaltou a gestora da Central de Transplantes da Paraíba e Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas, Rafaela Dias de Araújo.


De acordo com a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Metropolitano, Patrícia Monteiro, a captação só é possível mediante o sim da família, como ocorreu nessa ocasião. “É importante ressaltarmos também que existe uma cadeia de profissionais de saúde, colaborando com todo este processo, os quais fazem parte das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts), existentes em alguns estabelecimentos de saúde, tanto na rede pública, quanto na privada, e nesta doação, especificamente, tivemos a colaboração imprescindível da Cihdott do Hospital Metropolitano, que foi peça fundamental para a realização da 1ª doação do ano nesta Unidade Hospitalar", acrescentou a gestora.

O Metropolitano é um hospital doador, realizando a captação de múltiplos órgãos para transplante, tais como: córneas, rins e fígado, que já beneficiaram pacientes que estavam na Fila Única da Central de Transplante. Em setembro de 2019, a unidade de saúde recebeu o certificado de ‘Amigo do Transplante’. O título enfatiza o compromisso em promover ações que incentivam a doação de órgãos. E em 2020 foi habilitada para realização do Transplante Cardíaco adulto e pediátrico, sendo a primeira e única instituição pública de saúde do Estado a receber esse credenciamento.

 

Redação Bayeux em Foco
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID