Últimas Notícias
latest

Paraíba tem 99% dos municípios em bandeira amarela, mas taxa de transmissão da covid-19 se mantém alta




A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (7) um novo mapeamento do quadro de pandemia na Paraíba que mostra que 99% dos municípios do estado se encontram na bandeira amarela.

De acordo com os dados da 31ª Avaliação do Plano Novo Normal, houve uma melhoria em comparação à avaliação anterior que apresentava quatro cidades em bandeira laranja. Agora, apenas Cacimba de Areia e Santa Inês continuam em laranja. Não há cidades nas bandeiras verde e vermelha.

A avaliação, entrentanto, alerta para uma tendência de alta na taxa de transmissão de covid-19 nas últimas semanas. “A análise da 31ª avaliação, quando comparada com as imediatamente anteriores marca uma nova tendência discreta de elevação contínua da média móvel da taxa de transmissibilidade (Refetivo) do novo coronavírus – o que demanda atenção”, discorre a nota.

“Em uma análise da média móvel dos últimos 14 dias das taxas de transmissibilidade do novo coronavírus na Paraíba (tabela e mapa abaixo) constata-se que 91 municípios (nas cores laranja, vermelha e roxa no mapa), ou 41% das cidades paraibanas, tem Rt acima de 1,0; na 30ª avaliação havia 76 municípios com Rt acima de 1,0 ou 34% dos municípios paraibanos, o que demonstra crescente circulação viral”, ressalta o documento.

O Plano Novo Normal de retomada gradual das atividades foi viabilizado devido à consistente ampliação das capacidades de resposta do Sistema de Saúde paraibano, com a oferta de mais de mil leitos para os cuidados demandados pela Covid-19 em toda a Paraíba; ao aumento da testagem da população; e aos avanços das medidas para desaceleração paulatina da disseminação do vírus; além da manutenção da menor taxa de letalidade da região Nordeste. As diretrizes também foram discutidas com representantes da sociedade civil e do setor produtivo, com o objetivo de implementar e avaliar ações e medidas estratégicas de enfrentamento à pandemia decorrente do coronavírus.

A matriz de orientação para retomada das atividades em todo o estado indica os segmentos autorizados a retomar atividades com mudanças no formato de funcionamento, independe de bandeira/fase. O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID