Últimas Notícias
latest

OPINIÃO: O uso político da CPI no Senado Federal - por Samuel Nascimento




Temos acompanhado o funcionamento da tão falada CPI da Covid, instalada no Senado Federal com a missão de investigar a atuação do governo Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia de coronavírus, assim como o uso de recursos federais por Estados e Municípios na contenção da crise sanitária.

Em duas semanas de trabalho, já deu pra ver o manuseio de um dos mais poderosos instrumentos do Poder Legislativo, a Comissão Parlamentar de Inquérito, legitimada pelo art. 58, §3º da Constituição Federal, com a oposição fazendo política através do desgaste pessoal do Presidente da República, como se não houvesse outros responsáveis pela crise que se estabeleceu no Brasil.

Isso fica evidenciado nas entrevistas tendenciosas do Senador Renan Calheiros, no sentido de que o Presidente Jair Bolsonaro seja responsabilizado diretamente pelas muitas mortes ocorridas, com o propósito de desviar o foco da investigação dos inúmeros gestores envolvidos na farra de gasto do dinheiro público com respiradores e hospitais de campanha superfaturados, entre outros atos de corrupção.

Ora, há muitos Governadores e Prefeitos respondendo a inquéritos na Polícia Federal e no Mistério Público por mal uso dos recursos financeiros destinados pelo governo federal, como é o caso do governador cassado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do governador do Estado do Amazonas, que já responde processo no STJ. Em outras palavras, não dá para a comissão eleger um único alvo.

A sociedade espera que a CPI investigue todos os envolvidos no avanço da pandemia no país, com a imputação devida pelos crimes praticados, sem que se faça proveito da situação para proteger uns e criminalizar outros, preparando o “terreno político” para as eleições do próximo ano. Enganam-se os atores desses “teatrinhos” montados em Brasília para ludibriar a consciência política do cidadão. 

O Senado Federal não é mantido pela sociedade brasileira para patrocinar esse tipo de procedimento.

Vamos acompanhar os capítulos de mais essa novela.

Saudações a todos os bayeuxenses,


Samuel dos Santos Nascimento


« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID