Últimas Notícias
latest

Influenza: Bayeux disponibiliza a vacinação em pontos estratégicos do município




A Prefeitura de Bayeux, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue ofertando a vacinação contra a Influenza, para os grupos prioritários. A vacina da influenza protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

Nesta semana, além de ofertar nas Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria também disponibilizou a vacinação em pontos estratégicos, para atingir uma quantidade maior de pessoas. As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e recebem refeição do Restaurante Popular e os professores do Centro de Referência de Inclusão Social também foram imunizados contra a Influenza.

De acordo com a prefeita Luciene Gomes, vários outros pontos estratégicos serão inseridos no cronograma, a fim de atingir o maior número da população.

“No meu governo, priorizo a saúde e a nossa cidade está na luta, não só na imunização contra a Covid-19, mas também da Influenza. Diante disso, não deixe de se imunizar. Procure alguma UBS e tome a sua dose”, disse a prefeita.

Segundo o secretário de Saúde, Adriano do Táxi, a vacinação contra Influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença e, uma componente chave da preparação e resposta dos órgãos de saúde, para controlar a circulação de amostras do vírus de forma estacional. Devido as constantes mutações dos vírus, é necessário que ocorra anualmente essa vacinação.

“Por não haver estudos que mostrem possíveis reações ou conflitos na imunização quando aplicadas as vacinas contra Covid-19 e Influenza juntas, é necessário aguardar alguns dias entre uma dose e outra. A recomendação é priorizar a vacina contra Covid-19, contudo, se ainda não chegou a data para vacinação de um determinado público, mas ele já poderá receber a vacina contra Influenza, orienta-se aguardar 15 dias antes da aplicação da outra dose”, pontuou o secretário.


A vacinação da influenza ocorre nas unidades básicas de saúde de Bayeux das 08h às 12h. Importante levar documentos pessoais e cartão do SUS. O secretário orienta ainda que as pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.

Etapas da vacinação contra a gripe:

Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID