Últimas Notícias
latest

AGOSTO LILÁS: vereadoras de Comissão Especial protagonizam debate sobre violência contra mulher na Câmara de Bayeux


A Violência Contra Mulher foi tema de debates na sessão de abertura dos trabalhos legislativos na última terça-feira, 10, e em audiência pública na quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Bayeux. Em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha, as três vereadoras que compõe a Comissão da Mulher no legislativo bayeuxense protagonizaram o debate sobre o tema nos dois dias.

A vereadora Rosiene Sarinho (PP) citou números nacionais, parabenizou a secretaria da Mulher pelo trabalho que vem desenvolvendo no município e pediu que os casos sejam denunciados. Já as vereadoras Dani Dantas (Cidadania) e França (PL) acompanharam a colega e chamaram a atenção dos parlamentares sobre as necessidades da criação de projetos de lei em caráter preventivo.

“A violência contra a  mulher é histórica. Quando o Brasil foi colonizado, centenas de mulheres foram violentadas nas aldeias. O mesmo foi vivido no período da escravidão, quando se tinha a visão de mulher como objeto e o mesmo ocorre nos dias atuais: a mulher, enquanto companheira, é vista como propriedade do homem e isso culmina em vários tipos de violência”, explicou a vereadora Rosiene Sarinho. 

TIPOS DE VIOLÊNCIA 

Física: É qualquer ato contra a integridade ou saúde corporal da vítima. 

Psicológica: É qualquer ação que cause prejuízo psicológico, como humilhação, chantagem, insulto, isolamento e ridicularização. São também considerados danos emocionais o controle de comportamento da mulher.

Sexual: É aquela que força a mulher a presenciar, manter ou participar de relação sexual indesejada. Impedir o uso de método contraceptivo ou forçá-la à gravidez, aborto ou prostituição mediante força ou ameaça também se enquadram nesse tipo.

Patrimonial: São situações quando o agressor destrói bens, documentos pessoais e instrumentos de trabalho.

Moral: Caluniar, difamar ou cometer injúria contra a mulher. 


Bayeux em Foco

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID