Últimas Notícias
latest

Sessões da Câmara de Bayeux poderão ser transmitidas em canal aberto de TV



A Câmara Municipal de João Pessoa deverá disponibilizar para as câmaras das cidades da Região Metropolitana um canal para a divulgação do trabalho legislativo. O tema foi discutido por representantes da Mesa Diretora em duas reuniões em Brasília. A primeira ocorreu na Câmara dos Deputados, com integrantes da Rede Legislativa de Rádio e TV. A segunda ocorreu no Ministério das Comunicações, nesta quinta-feira (15).

O presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), explicou que tem recebido visitas de presidentes dos legislativos municipais da Região Metropolitana, todos com pedido para que eles possam utilizar a estrutura da TV Câmara para divulgar suas sessões plenárias. Atualmente, a publicidade da atuação parlamentar destes municípios é feita através das redes sociais. Os canais, porém, são acessíveis apenas para quem tem internet com banda larga.

A Câmara de João Pessoa, por outro lado, tem um sistema de transmissão com capacidade para quatro canais com qualidade digital. Atualmente, estão em uso o 6.1, destinado à TV Câmara dos Deputados; o 6.2, destinado à TV Câmara de João Pessoa, e o 6.3, destinado à Rádio Câmara dos Deputados. A solução discutida pela Mesa Diretora de João Pessoa é destinar o canal 6.4 para a programação das Câmaras Municipais da Região Metropolitana.

Para isso, alguns pontos estão sendo discutidos tanto com o Ministério das Comunicações, quanto com a Rede Legislativa. O primeiro deles é que a estrutura disponível, hoje, possibilita que o sinal chegue com qualidade apenas às cidades mais próximas da capital, a exemplo de Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. O caminho para resolver a limitação é buscar a ampliação da potência do transmissor para que o sinal seja disponibilizado para toda a Região.

As cidades que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa, além da capital, são Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

Os vereadores de João Pessoa tiveram reunião, em Brasília, com o diretor da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, Alexandre Carrijo Franco, e com o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão. Nos dois encontros, houve o compromisso de colaboração para que o projeto seja implementado o mais rápido possível para o beneficiamento das cidades metropolitanas.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Dinho Dowsley, presidente da Câmara Municipal; a vereadora Eliza Virgínia (PP), vice-presidente da Casa, e Tarcísio Jardim (Patriota), 2º secretário do Legislativo. O passo seguinte, agora, será a elaboração de um estudo técnico para ser encaminhado ao Ministério das Comunicações, para viabilizar a implementação das melhorias.
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID