Últimas Notícias
latest

Bayeux: SENAI monta laboratório de criatividade que fortalece a inovação e o empreendedorismo



O SENAI da Paraíba tem colaborado para a consolidação do ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado através da ampliação de laboratórios instalados em uma estrutura com equipamentos modernos, como impressoras e scanners 3D, softwares educativos e de modelagem digital.


Atualmente existem três SENAI Labs funcionando em unidades de João Pessoa e Campina Grande, com a proposta de ampliar o aprendizado entre os alunos da instituição. O mais recente foi inaugurado no último dia 24, no Centro de Tecnologia do Couro e Calçado do SENAI, localizado no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.


A inauguração aconteceu durante o Grand Prix de Inovação, um evento realizado de forma híbrida, respeitando todos os protocolos de segurança contra o avanço da Covid-19. Os alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial Básica tiveram 24 horas para apresentar soluções para um desafio inovador da indústria de Calçados.


O novo SENAI Lab é dotado de equipamentos como impressora e scanner 3D, corte a laser compacta, além de softwares educativos e de modelagem digital, e capacitações. Na nova estrutura estudantes e profissionais do setor de calçados e afins podem atuar no desenvolvimento de tecnologias no segmento de prototipagem rápida, realizando a confecção de moldes, gabaritos de costura e de montagem, gabaritos de navalhas para corte mecânico, de moldes para palmilhas e solados (pré-fabricados) e planificação em 2D e 3D das peças do calçado.



Em 2021, pelo 4º ano consecutivo o Departamento Regional do SENAI da Paraíba foi contemplado com novos projetos do SENAI Lab. A instituição conseguiu a aprovação de duas Unidades de Desenvolvimento de Projetos, Produtos e Serviços Inovadores para os setores da construção civil, têxtil e confecção.


Dois Laboratórios Abertos serão montados no Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa, e no Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, em Bayeux. Com isso, a Paraíba passará a ter cinco SENAI Lab.


Os novos laboratórios serão dotados de equipamentos como impressoras 3D, chrome books, plotter e demais equipamentos que facilitam toda a estrutura de desenvolvimento de inovação e empreendedorismo. Além disso, trarão ganhos importantes para o aprendizado dos alunos do SENAI e de outras instituições, e atenderão as demandas de empresas, indústrias, universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia e startups.


“Estamos felizes por mais uma grande conquista do SENAI PB, pois nossos laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem que contam com equipe multidisciplinar e infraestrutura, além de oferecer acesso livre para inventores, empreendedores e startups desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos e negócios inovadores, contribuindo significativamente para a formação de mão de obra e fundamentalmente para a competitividade e sustentabilidade das empresas”, comentou Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba.


E em 2022, o SENAI deverá inaugurar um Laboratório de Criatividade, no Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha, em Sousa, com a proposta de fortalecer ainda mais a inovação e o empreendedorismo, no interior da Paraíba.


Bayeux em Foco com G1
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Facebook Comments APPID