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Memória e Aprendizagem

É importante entendermos, primariamente, a importância da estimulação contínua de nossa memória ao longo de todo o transcurso de nossa vida, mesmo quando nascemos com uma excelente estrutura anatômica cerebral. Em outras palavras, para que se garanta um desempenho satisfatório em várias áreas de sua vida (não só apenas na área acadêmica, mas falo também de desempenho profissional, pessoal, etc.), não basta apenas uma estrutura anatômica cerebral pronta, que esteja predisposta a codificar, armazenar e recuperar informações, é necessária a estimulação diária da memória. E como você tem estimulado a sua memória?


Para que os processos de codificação, armazenamento e recuperação das informações ocorram é preciso que a cognição e a atenção estejam preservadas, tais área são basilares para que todos nós venhamos ‘ampliar estruturas lógicas’, a partir do armazenamento de novas informações e recuperá-las/acessá-las quando houver necessidade. Muitas pessoas aprendem hoje e logo esquecem, não é mesmo? Estudam, estudam, e na hora da prova não conseguem acessar as informações, dá o famoso branco e o resultado é abaixo do esperado.



Somando-se à cognição e à atenção; o estado emocional e a motivação são fundamentais no processo de armazenamento de informações (novas aprendizagens) e por isso a importância da motivação do aprendente (qualquer pessoa desmotivada aprenderá pouco, seja na escola – ambiente formal de aquisição de novas habilidades – ou no ambiente de trabalho, onde também aprendemos diariamente e nos reinventamos) e do prazer vivenciado no processo de aprendizagem (uma emoção prazerosa ativa circuitos neurais que ajudarão na fixação da informação pela associação com o prazer sentido).



Desejo que você entenda o seguinte: 1 - para se ter uma excelente memória é necessário estimulá-la; 2 – quando eu digo que alguém tem uma memória bacana, estou dizendo que essa pessoa codifica (compreende novos conteúdos), armazena (apropria-se da nova informação) e recupera (sempre que há necessidade, acessa essa informação, seja no dia do concurso, no dia da prova, na entrevista de emprego ou no dia a dia no desempenho de suas atividades) informações com facilidade; 3- cognição e atenção são fatores importantes e têm relação direta com a memória, caso seu problema esteja relacionado a esses fatores, é necessário trabalhar foco atencional e inibidores que possam te ajudar; 4 – estado emocional e motivação têm tudo a ver com memória e aprendizagem, quando estamos tristes e desmotivados temos dificuldades em adquirir novos conhecimentos, e o pilar motivacional é um gatilho para alcançarmos sucesso nas questões de aprendizagem.



Nos próximos artigos, pretendo dar dicas de estimulação da memória e sugestões de atividades, para que você coloque em prática e, independentemente da idade, esteja continuamente estimulando a sua memória e, consequentemente, ampliando estruturas lógicas (aprendendo) com mais facilidade. Não esqueça, nós aprendemos desde que nascemos - e alguns estudiosos dirão que desde a barriga da mãe - e continuamos aprendendo até o último segundo de vida!



Com carinho,

Kalina Oliveira.


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Dica de leitura:

SAMPAIO, Simaia. Tipos de memórias e uso de estratégias mnemônicas. In:

METRING, Roberte; SAMPAIO, Simaia (Orgs.). Neuropsicopedagogia e

Aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak editora, 2016. p. 47 – 66.


KALINA OLIVEIRA
Professora de Língua Portuguesa, Pedagoga e Psicopedagoga.
Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2015). Especialista em
Supervisão e Orientação Educacional pelo CINTEP (2011). Especialista em
Psicopedagogia Institucional (2014) e Clínica (2018) pelo CINTEP. Graduada em
Letras - Língua Vernácula - pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Graduada em Psicopedagogia
pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Entre 2009 e 2016, colaborou com a
educação no município de Bayeux, nos cargos de Gestora Escolar, Orientadora
Educacional e Professora de Língua Portuguesa em escolas públicas e privadas. Desde
2017, exerce suas atividades profissionais na Clínica-Escola de Psicopedagogia - Centro
de Educação - Universidade Federal da Paraíba, como Técnica em Assuntos
Educacionais (UFPB/CE). Idealizadora do Frutificai – Espaço de Desenvolvimento do
Ser, na cidade de Bayeux. Link do Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6017858287534662
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